10759 - Teletrabalho
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Duração
25 h
Objetivos
Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as. Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais. Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto. Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo. Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho. Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.
Público
Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.
Programa
Teletrabalho Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade Competências do/a teletrabalhador/a Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho Gestão da confiança - Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva - Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes) - Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas - Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais Gestão da distância - Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho - Reorganização dos locais e horários de trabalho - Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo) - Motivação e feedback - Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada) - Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto - Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal - Controlo e proteção de dados pessoais - Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação - Assistência técnica remota Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais) Formação e desenvolvimento de novas competências Transformação digital – novas formas de trabalho Desempenho profissional em regime de teletrabalho Organização do trabalho Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído Espaço de e para o teletrabalho Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho Pausas programadas Riscos profissionais e psicossociais - Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social - Avaliação e controlo de riscos - Acidentes de trabalho Gestão do isolamento
Certificação
No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível de qualificação - 2 e 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.
Preço
Gratuito
Regalias
As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.