6178 - Ficheiros e Base de Dados Access
Não existem ações calendarizadas neste momento. | Interessa-me |
Não existem ações calendarizadas neste momento. | Interessa-me |
Não existem ações calendarizadas neste momento. | Interessa-me |
Duração
25 h
Objetivos
Identificar diferentes tipos de ficheiros e seus métodos de acesso. Relacionar a filosofia das bases de dados versus ficheiro. Identificar num sistema, entidade, seus atributos e relações. Interpretar a noção de ocorrência entre entidades. Integrar, na prática, a capacidade de eliminar redundância de informação. Utilizar, interactivamente, uma base de dados em Windows. Desenvolver aplicações para o ambiente Windows. Utilizar, adequadamente, na produção de aplicações em desenvolvimento, o conceito de portabilidade de dados. Desenvolver aplicações amigáveis.
Público
Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.
Programa
Ficheiros manuais Ficheiros clássicos - Acessos - Sequencial - Directo - Indexado Base de dados - Interdependência face aos programas - Manipulação de Dados Arquitectura de uma base de dados Modelo EAR - Entidade - Atributo - Relação Ocorrências - Um para um - Um para n - N para n Noções elementares de normalização. Eliminação de redundância Criação de Tabelas - Visão geral do ambiente de trabalho do Microsoft Access - Definição da estrutura de uma tabela - Introdução de dados numa tabela - Inserção de objectos numa tabela Definição de relacionamento entre tabelas - Seleção das tabelas - Explicação dos relacionamentos - Definição de relacionamentos - Alteração da estrutura de relacionamentos - Definição dos restantes relacionamentos Manipulação da informação numa tabela - Abertura de uma tabela para edição dados - Alteração de dados e outras operações - Modificação da apresentação de tabelas - Ordenação de registos - Procura de dados e substituição - Utilização de filtros Importação e exportação de dados Utilização de uma base de dados: consultas, formulários e relatórios Consulta - Queries - Noção de consulta (query) - Criação de uma consulta QBE - Criação de consultas com várias tabelas - Consultas com parametros - Consultas cálculos - Consultas referência cruzada - Consultas de ação - Consultas SQL Formulários (Forms) - Definição de formulários - Criação de formulários simples 1 tabela - Utilização de um formulário simples - Criação da estrutura a partir de uma consulta - Criação de um formulário a partir de várias tabelas - Inclusão de uma caixa de combinação (combo box) num formulário - Criação de um formulário incluindo botões de comando Relatórios (reports) - Noção de relatórios - Criação de relatórios automáticos, simples c/ base 1 só tabela - Relatórios feitos com ajuda do assistente de relatório - Criação e alteração de relatórios em "modo estrutura" - Criação de relatórios a partir de uma consulta - Criação de um relatório a partir de várias tabelas
Certificação
No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte do percurso profissional de nível de qualificação 4, pelo que, a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.
Preço
Gratuito
Regalias
As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.