Início / Notícias / Aprovisionamento, Logística e Gestão de Stocks.

Aprovisionamento, Logística e Gestão de Stocks.

 

Módulos/UFCD’s como “APROVISIONAMENTO, LOGÍSTICA E GESTÃO DE STOCKS” que são ministrados no CECOA têm vindo a fazer face às lacunas existentes no mercado de trabalho de Recursos Humanos nesta área, preparando-os e especializando-os para virem mais tarde a ser os MODERADORES destas duas importantes áreas da empresa: a FINANCEIRA e a COMERCIAL.

Nos últimos anos as empresas têm sofrido fortes pressões para a redução dos níveis de stock.

Parece contraditório; por um lado vemo-las cada vez mais viradas para o Nível de Serviço a prestar ao Cliente, e consequentemente, para evitar as ruturas de stocks e as perdas de vendas, há necessidade de aumentar os stocks, ou seja, é como se existisse no seu interior uma “força”, a que chamarei “COMERCIAL” que pressiona os níveis de stock para cima.

 

 

Por outro lado, outra “força” inversa, a que chamarei “FINANCEIRA” pressiona para baixo os níveis de stock, argumentando, que se assim não o fizerem irão faltar os recursos financeiros necessários ao pagamento de salários dos funcionários ou outros compromissos de curto prazo, pondo em causa a LIQUIDEZ da empresa, dado que os recursos financeiros da empresa estão aplicados nos stocks.

Nós sabemos que em economia os recursos são escassos, e assim sendo, nunca iremos ter tudo aquilo que desejaríamos. Desta forma, acho que ambas as “forças” TÊM RAZÃO.

Então, se ambas as “FORÇAS” têm razão, e sendo elas contraditórias, levanta-se aqui a seguinte questão: NÃO HÁ ENTÃO SOLUÇÃO?

Há sim! A solução para este impasse chama-se LOGÍSTICA.

A LOGÍSTICA é o moderador da empresa. É ela que vai conciliar, harmonizar e equilibrar as duas “forças” como fiel de uma balança que faz com que a “COMERCIAL” não se preocupe com eventuais ruturas de stock e consequentemente, perdas de vendas e que a “FINANCEIRA” saiba que terá recursos financeiros para o pagamento dos salários dos funcionários e de outros compromissos de curto prazo.

 

 

FERNANDO NEVES ALMEIDA é licenciado em Gestão e pós-graduado em Logística.

Consultor e formador na área da Logística tem desenvolvido toda a sua atividade profissional nesta área, em cargos diretivos e como consultor para a grande indústria, distribuição e consultoria, nomeadamente em empresas como, a ESSILOR PORTUGAL, AMWAY PORTUGAL e LOGISTEMA.SA.

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional