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Ética e Responsabilidade Social
As práticas de Responsabilidade Social no CECOA, nas suas várias vertentes, têm como objetivo melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos seus colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e comunidade em geral.
São várias as iniciativas e práticas implementadas das quais se destaca:
- Desde 2004, que o CECOA investe em projetos de I&D e Inovação nesta área, trazendo conhecimento e boas práticas para o próprio CECOA mas também para os parceiros, através de formação/consultoria e outras ações de disseminação de conhecimento e boas práticas (conferências, seminários, visitas de estudo, desenvolvimento de estudos e de estudos de caso, produção de vídeos pedagógicos);
- Desde janeiro de 2023, entrou em vigor o Código de Ética e de Conduta que determina os princípios, normas, valores e regras de natureza ética e deontológica que regem o desempenho da atividade do CECOA;
- Desde Fevereiro 2010 que o CECOA é membro ativo da Rede RSOPT – Rede Nacional de Responsabilidade Social.
A nível interno:
- Política de Desenvolvimento do Capital Humano associada à avaliação de desempenho. Aplicação de algumas medidas ao nível da gestão de recursos humanos e das políticas de conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar, nomeadamente:
- Horários de trabalho flexíveis e diferenciados;
- Possibilidade do recurso a teletrabalho;
- Celebração de protocolos e parcerias com entidades em áreas como a saúde e lazer para beneficio de trabalhadores e formadores.
A nível social:
- Campanhas de recolha de sangue e de rastreio de dadores de medula óssea;
- Os toners usados são doados à AMI;
- Iniciativa "G&G Grandparents and Grandchildren” em colaboração com duas entidades da comunidade local, o Centro de Dia e Apoio Domiciliário Coração de Jesus e S. José da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Junta de Freguesia de S. José, que segue uma metodologia inovadora orientada para o desenvolvimento dos níveis de literacia digital da população idosa, em que jovens formandos do CECOA ensinam (e aprendem) de forma diferente, seniores destas instituições.
A nível ambiental:
- Segregação de resíduos produzidos nas instalações e encaminhamento para reciclagem (papel, plástico, REEE);
- Distribuição de pens drives aos formandos, incentivando o seu uso para armazenamento e partilha de informação, reduzindo o número de impressões em papel;
- Substituição do sistema de iluminação (lâmpadas fluorescentes e balastros eletrónicos);
- Existência de sensores de iluminação automáticos e de sensores automáticos nas torneiras das instalações sanitárias;
- Renovação do sistema de AVAC: substituição de todos os equipamentos que funcionavam com R22;
- Nas compras de equipamentos privilegiam-se os equipamentos que apresentem melhor desempenho energético;
- Limitações no uso do elevador do Edifício da Sede.