Módulo a Módulo: O cidadão ativo.
Prevenção e combate a incêndios e Primeiros Socorros.
Segundo a Lei de Murphy, “Se alguma coisa pode correr mal, vai acabar por ocorrer”.
E nesse momento o cidadão é o responsável pela primeira resposta, que será mais ou menos eficaz de acordo com o nível de conhecimento e treino que possuir.
O módulo de Prevenção e combate a incêndios e o módulo de Primeiros Socorros permitem dar as competências necessárias para essa primeira resposta, tanto nas situações mais banais do dia-a-dia como em situações de emergência.
Ao longo do módulo de Primeiros Socorros são abordados temas fundamentais na identificação dos diferentes tipos de acidentes e doenças súbitas e quais os cuidados de prevenção inerentes a cada um deles.
Qual o comportamento esperado perante uma vítima de acidente ou doença súbita, como desencadear a cadeia de sobrevivência, como prestar cuidados para prevenir ou evitar o agravamento de eventuais lesões. Toda esta informação é transmitida, partilhada e treinada num módulo fundamental a uma cidadania ativa.
A diferença entre um pequeno incidente e uma eventual tragédia pode por exemplo, encontrar-se no conhecimento e capacidade de utilização de um simples extintor.
O módulo de prevenção e combate a incêndios, tem como objetivo a transmissão de conhecimentos sobre a aplicação e utilização de meios de 1.ª intervenção em incêndios nascentes e na aplicação dos procedimentos estabelecidos nos planos de emergência.
Também aborda os critérios de localização de equipamentos de combate, estratégias e táticas de combate, a organização de equipas de evacuação e de intervenção e quais os equipamentos de proteção individual necessários e adequados.
Estes módulos conferem uma valorização pessoal e profissional muito rica e completa, o que os torna imprescindíveis para o nosso quotidiano.
Jody Rato
Comandante do Corpo de Bombeiros de Góis, Licenciado em Pedagogia Social e da Formação.
Formador desde 1997 em várias áreas, onde se destaca a Emergência Pré-Hospitalar.