Módulo a Módulo.
“Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem” - Maquiavel
O empreendedor enfrenta as dificuldades encontrando novas soluções. Identifica oportunidades e cria valor. Sabe correr riscos, contudo opta por riscos calculados. A atividade empreendedora está relacionada com a inovação, a mudança e iniciativa, a criação de emprego e oportunidades. As motivações que levam alguém a lançar –se numa nova atividade podem ser várias, por exemplo, não se sentir realizado com o emprego atual, ou estar desempregado. Para ser empreendedor é necessário ter o perfil, a determinação, a resiliência e o conhecimento para assegurar o sucesso do negócio.
A materialização da ideia de negócio deve culminar na elaboração de um plano de negócio de forma a testar a sua viabilidade e ajudar a definir estratégias e ações a implementar.
Em sala de aula, os formandos são levados a testar o seu espirito empreendedor e a simular a criação do seu próprio negócio. O meu papel enquanto formadora, é o de orientar o formando em todo o percurso, que vai desde a ideia, ao desenvolvimento e planificação de um negócio.
Cristina Fonseca: Licenciada em Gestão de Empresas. Formadora na delegação norte do CECOA. Consultora e formadora do IEFP. Como empresária fundou uma empresa na área da Formação Profissional.