Início / Notícias / Experiências europeias sobre Redes de Qualidade no EFP: de Portugal à Eslováquia

Experiências europeias sobre Redes de Qualidade no EFP: de Portugal à Eslováquia

 

O CECOA foi a Bratislava, na Eslováquia, no final de novembro e início de dezembro de 2022, para se juntar aos seus parceiros do projeto internacional QUANTUM sobre monitorização da qualidade do Ensino e Formação Profissional (EFP), contribuindo para a melhoria e aperfeiçoamento do EFP em Portugal e na Europa. Portugal esteve junto dos seus parceiros da Eslováquia, Itália e Áustria, visitando duas escolas profissionais e trocando experiências sobre as estratégias nacionais para a implementação e sustentabilidade de redes de qualidade no EFP.

A nossa equipa veio de Coimbra e de Lisboa, desdobrando-se entre visitas, apresentações e debates sobre a forma como estamos a desenhar a estratégia de implementação de uma rede de qualidade em Portugal, que envolva atores chave do sistema de EFP português.

Ouvimos as experiências de implementação da Eslováquia, Áustria e Itália, cujas diferenças regionais permitem testar modelos diferenciados de monitorização da qualidade com base numa lógica de redes de qualidade, enriquecendo o conhecimento sobre mecanismos de qualidade no EFP. Apresentámos a experiência portuguesa e vimos no terreno como o EFP é implementado na Eslováquia, visitando a escola profissional para o sector automóvel, a Dual Academy, em Bratislava.

 

A nossa atividade encerrou com uma visita a uma escola profissional para o sector vinícola e hortícola localizada em Modra e com um jantar de degustação de vinhos na referida escola.

 

Está previsto para o ano de 2023 uma conferência internacional em Viena para debater os progressos de cada país. Até lá, a nossa equipa no CECOA continua a trabalhar, desejando a todos um bom Natal e um feliz Ano Novo!

Para mais informações, contacte a equipa do projeto: cristina.dimas@cecoa.pt e xenia.carvalho@cecoa.pt

*Um agradecimento especial à nossa colega e repórter fotográfica, Vanessa Santos, CECOA/Coimbra

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional