Início / Notícias / Lançamento do projecto "IGUALPRO: As Profissões Não Têm Género"

Lançamento do projecto "IGUALPRO: As Profissões Não Têm Género"

 

 

 

O projeto IGUALPRO: As Profissões Não Têm Género, coordenado pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), ao qual o CECOA se alia como um dos parceiros, foi lançado publicamente no dia 20 de setembro contando com a participação de todos os parceiros envolvidos, bem como com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional e da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.

 

Veja o programa aqui e assista à cerimónia do lançamento!

 

O IGUALPRO: As Profissões Não Têm Género é financiado pelo EEA Grants, Programa Conciliação e Igualdade de Género, e terá a duração de 36 meses. Pretende-se com este projeto contribuir para o desenvolvimento de instrumentos de combate às desigualdades de género no EFP (Ensino e Formação Profissionais), promovendo o envolvimento de rapazes e raparigas bem como de profissionais do EFP na educação sobre igualdade de género.

 

Trata-se um projeto de investigação-ação com o objetivo principal de combater a segregação sexual nas escolhas educativas e vocacionais de raparigas e rapazes e a consequente segregação das escolhas profissionais, através da desconstrução dos estereótipos de género associados às diferentes áreas de estudo e respetivas profissões, com especial enfoque nas áreas de formação em que se verifique uma efetiva segregação entre raparigas e rapazes.

 

O CECOA, em conjunto com os outros parceiros envolvidos, junta-se desta forma à iniciativa liderada pela CITE de forma a que Portugal se torne um país mais igualitário, visando contribuir para a alteração das tendências de género no país.

 

 Fonte: FEM, Global Gender Gap Report, March 2021, p. 325

 

Em março de 2021 foi lançado o relatório do Fórum Económico Mundial (FEM), sobre as diferenças globais entre géneros, em que é analisada a igualdade entre mulheres e homens na área da participação e oportunidades económicas, educação, capacitação política, saúde e sobrevivência. Portugal surge no 22º lugar em 156 países analisados, com uma nota de 0.775 em 1 (sendo 1 equivalente a plena igualdade entre géneros) no que diz respeito à igualdade entre géneros.

 

Junte-se a nós, junte-se ao IGUALPRO e participe na promoção da igualdade de género em Portugal e no mundo!

 

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360