Na Era do @, acrescentamos um "e" ao nosso portfólio de ferramentas de trabalho
(Projeto PROFI- VNFIL)
No âmbito do projeto Erasmus +“PROFI-VNFIL - Ensure the professionalization and good functioning of VNFIL”, o CECOA tem vindo nos 2 últimos meses a apresentar e a testar uma ferramenta de autoavaliação de competências e de e-portfólio destinada a apoiar o desenvolvimento de processos de validação de aprendizagens não formais e informais (VNFIL em inglês e que em Portugal se pode traduzir por processos de reconhecimento, validação e certificação de competências – RVCC).
Efetivamente, um dos produtos esperados deste projeto era uma ferramenta Web que pudesse servir os seguintes propósitos:
- Servir de ferramenta de triagem inicial para que candidatos a processos RVCC pudessem perceber se estão prontos para um processo de validação completo ou se precisam de melhorar as suas competências
- Servir de suporte a processos de RVCC, do ponto de vista dos profissionais de RVCC e dos candidatos / fonte de informação e partilha no seio de determinados grupos ou em áreas específicas
- Permitir coligir evidências eletrónicas do percurso de educação, formação e trabalho do candidato:
- organizadas e geridas por este
- em vários formatos: texto, ficheiros eletrónicos, imagem, ficheiros multimédia, links, etc
- atualizáveis dinamicamente por este
- passíveis de transferência/visualização por outros
Estes propósitos materializaram-se numa ferramenta online de autoavaliação de competências e de e-portfólio, disponível em português e que pode explorar e testar AQUI.
Entre junho e julho, em duas sessões de apresentação e partilha, também elas organizadas online, o CECOA em estreita colaboração com o seu Centro QUALIFICA apresentou esta ferramenta de autoavaliação de competências e de e-portfólio junto de 150 profissionais de RVCC espalhados pelo Continente e Ilhas (Coordenadores, Técnicos de Orientação, Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, Formadores).
O feedback recebido por parte dos presentes relativamente à utilidade, funcionalidade e potencial de utilização nos processos RVCC em Portugal desta ferramenta foi excelente. Também foi elevado o grau de satisfação geral com os eventos: 4,6 numa escala de 1 a 5. Para esta avaliação positiva também contou, por certo, os restantes produtos do projeto apresentados e descritos em baixo com destaque para os momentos de reflexão e síntese em torno da identificação de propostas de melhoria a integrar em recomendações (nacionais e europeias) visando contribuir para melhorar o funcionamento e a qualidade dos processos RVCC e apoiar entidades prestadoras e decisores políticos a nível regional, nacional, europeu
Mais Info:
O projeto Erasmus +“PROFI-VNFIL - Ensure the professionalization and good functioning of VNFIL” tem como principal objetivo contribuir para a profissionalização e para o bom funcionamento de sistemas de validação de aprendizagens não formais e informais, de elevada qualidade.
Reúne parceiros de Portugal, da Lituânia, da Grécia e da Itália. Portugal, enquanto referência no que ao reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais diz respeito, com o seu sistema de RVCC implementado desde 2000 e o CECOA pelo seu conhecimento e experiência acumulados desde 2001 enquanto um dos centros RVCC pioneiros em Portugal até aos dias de hoje enquanto Centro QUALIFICA.
- Compendium de práticas e ferramentas inovadoras em matéria de validação de aprendizagens não formais e informais
- Programa de formação para profissionais
- Plataforma/E-portfólio/Ferramenta de autoavaliação de suporte a processos de RVCC
- Recomendações em matéria de VNFIL
Para qualquer questão contactar: cristina.dimas@cecoa.pt
Divulgação na página da EPALE - Electronic Platform for Adult Learning in Portugal (versão portuguesa)