Início / Notícias / Inovar com Design Thinking

Inovar com Design Thinking

 

 

Criatividade e Inovação são a mesma coisa? O processo criativo antecede a inovação. A criatividade é o momento em que reunimos as referências, idealizamos um produto/serviço e o desenhamos. Inovação é a aplicação prática dessa ideia criativa, que dá resposta às necessidades das pessoas (potenciais clientes ou colaboradores), é exequível em termos tecnológicos, i.e, é possível realizar esta solução e é viável em termos de negócio. Inovação é criar valor a partir de uma ideia nova para a organização.

O Design Thinking é uma abordagem à inovação, centrada no ser humano, que utiliza o kit de ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso do negócio. O Processo de Design é interativo e não é linear, por isso é ideal para navegar em contextos de incerteza, quando ninguém sabe realmente o que esperar do Futuro.

Um excelente exemplo da aplicação do Design Thinking à Inovação é o BUSINESS TRANSFORMATION BY DESIGN - um programa de inovação único, com metodologias de Design Estratégico, Inovação Aberta, Colaboração, Co-criação e Co-Design, cujo objetivo é a criação de novos negócios com impacto.

 

 

O Programa foi co-desenhado por um grupo profissionais de diferentes áreas que se juntaram com um propósito comum – ajudar empresários e profissionais independentes cujas atividades profissionais foram afetadas pela pandemia da covid19, a encontrar soluções inovadoras para o futuro.

Durante 12 semanas (Set a Dez 2020), num formato totalmente online, interativo, ágil e flexível, 12 empreendedores foram desafiados e motivados a experimentar novas metodologias e ferramentas de design e inovação. Organizados em 3 equipas, os participantes fizeram uma viagem de transformação em 3 pilares:

Indivíduo – a transformação tem de vir de dentro, na forma como olhamos para nós, à nossa volta e para o futuro, como aceitamos as diferenças, como respeitamos o outro, como nos tornamos resilientes;

Equipa – a transformação acontece quando conseguimos definir um propósito comum, quando ficamos disponíveis para partilhar os nossos ativos, para colaborar e co-criar com outros empreendedores com perfis e percursos profissionais diferentes dos nossos. Uma equipa que consegue conectar-se e criar uma boa dinâmica pode transformar uma ideia fraca numa ideia extraordinária;

Projeto – a transformação acontece quando conseguimos fazer a transição de negócios individuais para ativos, dos ativos de todos os elementos da equipa para conceitos e de conceitos para a criação de um novo produto/serviço/negócio implementável e sustentável.

 

De forma igualmente colaborativa e ágil, o grupo de profissionais (coaches-facilitadores, mentores, advisors e júri) acompanhou as equipas em intervenções de mentoria, em masterclasses inspiradoras e com transmissão de conhecimento em cada fase do processo de inovação. Fazer parte deste grupo tem sido para mim um orgulho e uma aprendizagem constante.

 

Trazer a inovação para as empresas já não é um “nice to have” mas sim um imperativo para a sobrevivência dos negócios. O CECOA tem oferta formativa nestas áreas, inter-empresas ou à medida das empresas, para quem tiver interesse em compreender melhor como aplicar o Design Thinking à Inovação. Para mais informações pode consultar o site.

 

Carmen Almeida

HR Consultant|Trainer|Design Thinking Facilitator |Employee Experience Designer |Formadora do CECOA





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional