Início / Notícias / BootCamp NEETS in ACTION

BootCamp NEETS in ACTION

Dias 18 e 19 de julho

“Estás à procura do teu lugar no mundo do trabalho? “Tens entre 18 e 29 anos?” “Neste momento, não estás nem a estudar nem a trabalhar?”

É este o enquadramento do BootCamp, que decorre nos dias 18 e 19 de Julho, uma iniciativa dirigida a jovens em situação NEET, promovida no âmbito do Projeto ComNetNEET, organizada pelos parceiros nacionais, desde logo, a Câmara Municipal de Lisboa, a TESE – Associação para o Desenvolvimento, a Universidade Católica Portuguesa e o CECOA.

Este encontro só é possível graças à constituição de uma Rede de Parceiros Locais, coordenada pela CML, e ao envolvimento de organizações locais que, a convite da Autarquia, implementam o modelo de intervenção nos territórios de Marvila e da Ajuda.

A Rede de Parceiros Locais integra, de momento, as seguintes entidades: a European Association of Young Educators; a Fábrica do Empreendedor Lisboa; o Clube Intercultural Europeu; o Consórcio do Projeto Jobster (Associação Agir XXI, Associação de Apoio e Segurança Psico-Social e Aguinenso).

O nosso objetivo para estes dois dias de trabalho é “chegar” aos jovens através de metodologias não formais e cativá-los para o piloto, que consiste em testar algumas atividades previstas no modelo:

- sessões individuais com os jovens para desenvolvimento de um plano de ação e apoiá-los no seu projeto de vida;

- sessões de grupo para promoção das suas competências de empregabilidade;  

- ou sessões de mentoria para fomentar um maior contacto dos jovens com o contexto profissional;

- outras atividades desenvolvidas em contexto de trabalho/formativo como os estágios, visitas a empresas, “job-shadowing”, participação em feiras, etc.;

- e ainda o encaminhamento para outros serviços.  

É nossa expectativa que, durante a intervenção, estes jovens concretizem algumas das atividades previstas no seu plano de ação, com impacto nas suas vidas (a curto, médio e a longo prazo), nomeadamente, retomar os seus estudos, investir na sua formação, encontrar um trabalho e adquirir competências através de diversas experiências de contacto com o mundo laboral.

São Parceiros Estratégicos do projeto em Portugal: a GEBALIS, a Junta de Freguesia da Ajuda, a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O Projeto “ComNetNEET” - Community Networking for Integration of Young People in NEET Situation” é financiado pelo Programa Erasmus +, Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas, Parcerias estratégicas nos domínios da educação, formação e juventude.

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional