Plano de Negócio.
Criação de Pequenos e Médios Negócios.
Com um tecido empresarial assente, em mais de 99%, em micro e pequenas empresas, a economia portuguesa sempre se apoiou no espírito empreendedor dos seus agentes que, quer por motivos pessoais quer profissionais, decidem enveredar por uma atividade empresarial.
A criação de um negócio e o seu desenvolvimento exigem a análise de um conjunto de fatores que omissos, poderão conduzir ao fracasso do projeto. A decisão de criar um negócio deve ser tomada não só avaliando a ideia e articulando as oportunidades com as eventuais ameaças, mas também, relevando o estudo do potencial mercado, definindo estratégias de penetração e expansão no mesmo, exigência de recursos e captação de fontes de financiamento (entre outros). Na UFCD de Plano de Negócio - Criação de Pequenos e Médios Negócios identificamos os fatores de êxito ou falência de um negócio, definindo-se estratégias, para a empresa, que lhe permitam singrar num mercado competitivo. A conceção do plano de marketing, a orçamentação do investimento, da atividade operacional e financeira e a elaboração do plano de negócio são desenvolvidos de modo a dotar os futuros empresários de ferramentas que fortaleçam a implementação, com sucesso, da nova empresa.
Rute de Almeida - Resumo Biográfico
Licenciada em Economia e em Contabilidade e Finanças, é formadora há mais de 2 décadas nas áreas financeira, fiscal, contabilística, de empreendedorismo e gestão de empresas. Contabilista certificada, é Consultora tendo acompanhado a criação e gestão de diferentes negócios.