APRENDIZAGEM | JOVENS E EMPREGABILIDADE
No dia 16 de março acolhemos no CECOA uma equipa da OIT – Organização Internacional do Trabalho, no âmbito de uma consulta nacional a diversas partes interessadas e organizações que intervêm ao nível do Sistema de Aprendizagem. Michael Axmann e Marta Markhoul da Sede da OIT (Genebra), respetivamente, especialista e técnica no desenho curricular e desenvolvimento de competências de empregabilidade, acompanhados por Albertina Jordão, focal point para o emprego jovem da OIT – Lisboa, vieram conhecer como funciona o Sistema Aprendizagem, numa perspetiva de jovens e empresas, em Portugal.
A nossa experiência como operadores de formação permitiu dar a conhecer os desafios e oportunidades, vividos em conjunto com o tecido empresarial nacional, no incentivo à “aproximação” e integração de capital humano jovem.
Tivemos ainda oportunidade de apresentar o trabalho do CECOA a nível nacional e internacional, nomeadamente as redes e projetos que integramos, entre os quais o Projeto NEETS at Risk dirigido a jovens formandos/estudantes dos 15 aos 24 anos que ainda se encontram no sistema educativo e de formação profissional, mas em risco de se tornarem NEETs.
No link abaixo terá acesso a uma intervenção do diretor-geral da OIT sobre a importância da aprendizagem enquanto modelo de referência para a qualificação de jovens como forma de alcançarem empregos dignos.