Formação Transnacional para Formadores de Peers
Na semana de 26 a 30 de outubro, o CECOA coorganiza e acolhe nas suas instalações, em Lisboa, uma formação transnacional para formadores de “Peers”.
Esta formação que envolverá profissionais de diversos países (Portugal, Itália, França, Lituânia, Malta, Hungria e Áustria) visa formar formadores que depois nos seus países irão formar profissionais da Educação e Formação Profissional (EFP) capacitados para intervir na qualidade de “Peers” (pares) na aplicação da Metodologia de Revisão por Pares Europeia concretamente na Educação de Adultos Formal e Não-Formal.
Mas do que falamos quando falamos de “Peer Review” (Revisão por Pares) aplicada à Educação de Adultos (EA)? Falamos de uma metodologia de garantia e desenvolvimento da qualidade aplicada à EA que combina avaliação externa realizada por “Peers” (pares, i.e. “pessoas de estatuto igual", colegas) com autoavaliação que o próprio prestador de serviços de EA faz, que inclui uma visita ao local pelos “peers” e que foi construída com base nos princípios e recomendações do “Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional”.
Esta formação envolve os parceiros do projeto europeu Erasmus +, PRALINE – Peer Review in Adult Learning to Improve Formal and Non formal education – cuja parceria o CECOA integra.
Prevê-se, ainda, a realização em 2016, de formação nacional para “Peers” envolvendo profissionais das entidades que em Portugal farão o teste piloto da metodologia “Peer Review” aplicada à EA – o CECOA, o CINEL e a Kerigma – bem como profissionais liberais da área da Educação e Formação Profissional ou oriundos de outras entidades prestadoras de serviços de formação, em particular, de serviços de educação de adultos, e que queiram atuar na qualidade de “Peers” junto destas entidades ou de outras.
Mais informação: Brochura de Apresentação do Projeto