Início / Notícias / Visita de estudo ao Arquivo da Universidade de Coimbra

Visita de estudo ao Arquivo da Universidade de Coimbra

 

 

A turma EFA (Educação e Formação de Adultos) do curso de Técnico/a de secretariado, da Delegação Centro, realizou uma visita de estudo ao Arquivo da Universidade de Coimbra. A visita decorreu no âmbito do módulo “Arquivo, organização e manutenção” e teve como objetivo consciencializar os formandos da importância de um arquivo e, in loco, mostrar-lhes como se organiza um arquivo, desde a seleção dos documentos, a sua classificação e o seu arquivamento, até à sua manutenção e atualização.


O Arquivo da Universidade de Coimbra é depositário da riquíssima documentação produzida e recebida pela Universidade, criada por D. Dinis, a 1 de Março de 1290. Integra, ainda, os fundos documentais relativos ao Arquivo Distrital.


A Dra. Ludovina Capelo, responsável pela visita guiada, fez uma explicação apaixonante sobre a história da instituição e as suas principais funções, ilustrando a sua palestra com documentos e instrumentos/equipamentos necessários à atividade do arquivista. De seguida, os formandos foram guiados à sala de leitura, ao gabinete do Diretor do Arquivo e ao depósito, onde tiveram oportunidade de ver algumas curiosidades, como por exemplo, a caixa da sorte e a arca onde eram guardados os documentos inerentes à Universidade.

Esta visita representou uma mais-valia para os formandos do curso de Técnico/a de secretariado, na medida em que lhes permitiu complementar a formação teórica com a realidade prática do Arquivo de uma Faculdade.





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional