Reslea: Uma Intervenção Inovadora na Prevenção do Abandono Escolar
O Projeto RESLEA foi liderado pelo Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) da Universidade Católica Portuguesa, tendo como parceiros nacionais a EPIS - Empresários pela Inclusão Social (que concebeu a metodologia de intervenção) e o CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins, organização responsável pela conceção de um conjunto de «toolkits» dirigidos aos jovens, às famílias e à comunidade.
O Projeto RESLEA procurou dar um contributo ativo para a redução do abandono escolar precoce, através do desenvolvimento de abordagens inovadoras e de instrumentos específicos. Para além dos parceiros nacionais, o projeto reuniu ainda um conjunto de parceiros internacionais, proveniente de países como Alemanha, Hungria, Reino Unido, Eslovénia e Bélgica.
A EPIS e o CECOA realizaram um projeto piloto de aplicação do Modelo RESLEA em parceria com a Escola da Apelação de Loures.
A intervenção teve subjacente a introdução de um modelo de maior autonomia e de respeito pela diversidade e ritmo de aprendizagem dos alunos.
No website do projeto encontram-se disponíveis os principais produtos desenvolvidos pela parceria: http://www.reslea.eu/index.php/en/
Para aceder ao artigo completo consulte a Revista D & F - Revista para Gestores e Formadores do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, nº 7 (página 49-53) no endereço https://www.iefp.pt/publicacoes-iefp