Início / Notícias / Projeto “Onde Pára a Europa”

Projeto “Onde Pára a Europa”





O PROJETO “ONDE PÁRA A EUROPA” VAI INICIAR…

O CECOA em parceria com a Associação CAIS, numa iniciativa da Comissão Europeia, através do Centro de Informação Europeia Jacques Delors enquanto Organismo Intermediário, no quadro de Parceria de Gestão estabelecida entre o Estado Português e a Comissão Europeia, vai levar a cabo o projeto “Onde Pára a Europa”, inserido no Plano de Comunicação 2014 - instrumento para a promoção da política anual de informação e comunicação da União Europeia em Portugal.

O Projeto “Onde Pára a Europa” pretende sensibilizar e informar grupos com menor acesso à informação europeia, sobre a condição “ser europeu”, dando enfoque às questões de uma cidadania informada e participada.

Atendendo ao contexto do quadro europeu atual é fundamental sensibilizar os “cidadãos comuns” para a necessidade de desenvolvimento de uma cultura de cidadania ativa e democracia participativa, assim como sobre os benefícios de uma cidadania europeia, numa ótica de expansão dos horizontes pessoais e profissionais.
 
O Projeto “Onde Pára a Europa” assenta num modelo de intervenção que será reproduzido em 10 cidades de Portugal Continental:

1. Ação de sensibilização “Educação, Cultura e Cidadania - pilares do projeto europeu”: em cada cidade, será dinamizada uma ação de sensibilização com a duração de 3 horas, que pretende fomentar uma discussão próxima e informal sobre o tema da cidadania europeia. Esta ação de sensibilização dirige-se a cidadãos com, tendencialmente, menos acesso à informação sobre a UE;

2. Fotocabine “Eu sou o rosto da Europa”: na sequência de ação de sensibilização será promovido, em cada cidade, num espaço que faça parte da rotina dos cidadãos, o evento Fotocabine “Eu sou o rosto da Europa” que pretende reforçar a consciência da dupla identidade/cidadania e que se dirige ao público em geral. Recorrendo a uma abordagem informal, divertida e improvável, pretende-se disponibilizar um espaço onde a UE seja o tema, proporcionando aos cidadãos a oportunidade de serem fotografados num cenário com adereços criativos e diversificados, relacionados com a questão da identidade europeia. Cada participante terá de responder à pergunta “Ser cidadão europeu deveria ser…”. A sua resposta ficará registada na sua fotografia no formato de mensagem. O conjunto de todas as fotografias tiradas dará origem a um livro digital para cada uma das 10 cidades participantes que poderá ser consultado no Facebook do projeto, na sequência da realização de cada evento.

O público-alvo deste projeto são indivíduos com, tendencialmente com menor acesso à informação sobre a União Europeia (domésticas, reformados, idosos, pessoas em situação de exclusão social, etc.). A participação no projeto é livre e gratuita.

Siga este projeto através da página de facebook Onde Pára a Europa?

Agenda “Onde Pára a Europa”

• 08 e de 09 Maio 2014 - Lisboa
• 15 Maio 2014 - Viana do Castelo
• 16 Maio 2014 - Braga
• 28 Maio 2014 - Aveiro
• 29 Maio 2014 - Fundão
• 11 Junho 2014 - Évora
• 20 Junho 2014 - Santarém
• 03 Julho 2014 - Castelo Branco
• 17 Julho 2014 - Odemira
• 18 Julho 2014 - Lagos

Sobre a Associação Cais:
Fundada em 1994, a CAIS é uma Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública.
A CAIS tem como missão contribuir para o melhoramento global das condições de vida de pessoas sem casa/lar, social e economicamente vulneráveis, em situação de privação, exclusão e risco.
Conheça melhor a Associação Cais em:  www.cais.pt





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional