E assim terminou o Projeto Transnacional EuroPeerGuid...
No passado dia 13 de novembro, realizou-se, no Auditório do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Xabregas, a conferência final do projeto Leonardo da Vinci "EuroPeerGuid".
A conferência contou com a participação de profissionais portugueses da área da Orientação e Encaminhamento de Adultos na Educação e Formação Profissional e com a presença de representantes dos parceiros nacionais (IEFP, Fundação Alentejo e CECOA) e transnacionais oriundos da Finlândia e da Eslovénia.
A abertura do evento contou com as intervenções dos representantes das entidades nacionais, Dra. Ana Paula Filipe, Diretora do Departamento de Formação Profissional do IEFP, Dr. Raul Rasga em representação da Presidente da Fundação Alentejo e Dra. Isabel Silva Luís, Diretora do CECOA, entidade promotora do projeto.
Os parceiros transnacionais tendo participado ativamente no projeto, ao longo dos últimos dois anos, aproveitaram a ocasião para trazer consigo os respetivos Counsellors (em Portugal é equivalente aos "Técnicos de Diagnóstico e Encaminhamento"), proporcionando a todos os presentes, um momento de verdadeira troca de experiências e partilha de boas práticas.
Ao longo da conferência, todos os participantes tiveram a oportunidade de compreender melhor em que consiste a metodologia de avaliação da Qualidade Peer Review* (PR - Revisão por Pares) e como a mesma é passível de ser aplicada à área da Orientação e Encaminhamento de Adultos na Educação e Formação Profissional. Um dos momentos altos, da conferência, foi a partilha de experiências, na mesa redonda, que juntou todos os Counsellors europeus envolvidos no projeto.
Dada a importância e atualidade do tema, o encerramento desta Conferência foi realizado pelo Prof. Gonçalo Xufre Silva, Presidente da ANQEP Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional e pelo Dr. Félix Esménio, Vice-Presidente do Conselho Diretivo do IEFP.
Os interessados em conhecer melhor esta metodologia aplicada à área da Orientação e Encaminhamento de Adultos na Educação e Formação Profissional podem encontrar o manual que a descreve no site do CECOA.
Parte deste manual é dedicado a esclarecer quem pode ser "Par" (Peer), o que é ser peer, que competências e experiência são necessárias para se ser um peer. Se considerar que reúne condições para o desempenho dessa função, seja a nível nacional seja a nível internacional, não hesite em contactar o CECOA que o elucidará dos passos a dar para integrar a base de dados de peers constituída no âmbito do projeto.
* A metodologia PR é uma metodologia de avaliação que combina avaliação externa com autoavaliação realizada por Peers, apresentando-se como um contributo para o desenvolvimento e garantia da qualidade na Educação e Formação Profissional. Saiba mais sobre esta metodologia em http://www.europeerguid.eu/