RESLEA - Reduction Early School Leaving of young people
O principal objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento de abordagens inovadoras e de instrumentos específicos de combate ao abandono escolar precoce, aspeto considerado crucial a uma eficaz participação na Aprendizagem ao Longo da Vida e a uma melhor integração na sociedade.
Objetivos específicos
• Aprofundar o conhecimento sobre as políticas e práticas de combate ao abandono escolar precoce, a nível nacional, regional e local e realizar uma análise comparativa destas políticas nos diferentes países envolvidos na parceria;
• Identificar a eficácia das diferentes medidas adotadas para combater o abandono escolar precoce, bem como identificar as dimensões, indicadores e fatores críticos de sucesso a incluir num modelo de referência;
• Desenvolver um breve estudo sobre o abandono escolar precoce, no sentido de comparar as diferentes abordagens dos parceiros e seu impacto na estratégia de aprendizagem ao longo da vida;
• Reforçar o papel das diferentes partes interessadas (comunidade escolar, local, familiar, empresarial local, setor público e parceiros sociais), a fim de encontrar novas abordagens de resolução do problema do abandono escolar precoce;
• Conduzir um projeto piloto em escolas e entidades de formação;
• Desenvolver um modelo que incorpore os fatores de sucesso e de atratividade do ensino e validá-lo junto das diferentes partes interessadas;
• Promover workshops/encontros para troca de experiências e identificação de boas práticas;
• Avaliar sistematicamente as atividades do projeto e os resultados;
• Divulgar, a nível nacional em cada país parceiro, os resultados do projeto junto dos grupos-alvo relevantes e garantir a sua exploração a nível institucional, no setor público e privado, e a nível transnacional, junto de redes europeias.
Parceria
Promotor:
Universidade Católica Portuguesa – Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (Portugal)
Website: www.ucp.pt
Contactos: Roberto Carneiro, Fernando Chau, Cândida Soares e José Sousa Fialho
Parceiros:
CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (Portugal)
Website: www.cecoa.pt
Contacto: Vanda Vieira
EPIS - Empresários pela Inclusão Social (Portugal)
Website: www.epis.pt
Contacto: Diogo Simões Pereira
ISOB GmbH (Alemanha)
Website: www.isob-regensburg.de
Contactos: Alexander Krauß e Wiebke Schmidt
SZAMALK - Education and Information Technologies (Húngria)
Website: www.szamalk.hu
Contacto: László Komáromi
SCV - School Centre Velenje (Eslovénia)
Website: www.cpi.si
Contacto: Miran Pape
Hackney Community College (Reino Unido)
Website: www.hackney.ac.uk
Contacto: Tayebeh Kazempour
MENON Network (Bélgica)
Website: www.menon.org
Contacto: Claudio Dondi e Fabio Nascimbeni
New Technologies and Learning in Europe (Alemanha)
Website: www.ntl-online.de
Contactos: Walter F. Kugemann, Simon Heid e Thomas Fischer
Produtos/Resultados
• Análise comparativa das políticas nacionais, regionais e locais e práticas para apoiar a redução do abandono escolar precoce nos Estados-Membros da União Europeia
• Breve estudo em áreas com maior nível de abandono escolar precoce para comparar as diferentes abordagens dos parceiros e do seu impacto na participação da estratégia de aprendizagem ao longo da vida
• Metodologia aplicada na redução do abandono escolar precoce
• Projeto piloto
• Kit de ferramentas para as escolas/entidades de formação, famílias e comunidade, professores e formadores
• Workshops/reuniões no contexto do projeto para troca de experiências e identificação das boas práticas
Duração do projeto
fevereiro de 2012 – janeiro de 2014
Enquadramento
Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida
Sub programa Políticas de Cooperação e Inovação na Aprendizagem ao Longo da Vida
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita,