SOCIALSME - Sustainability and social responsibility through learning in SME
Objetivos
O projeto tem como objetivo desenvolver uma metodologia e um guia prático sobre sustentabilidade e responsabilidade social orientada para o desenvolvimento da estratégia de negócio das PME’s. O projeto visa, ainda, transferir as experiências dos projetos COSORE, Work&Lean e FILIP e usar a aprendizagem organizacional e individual como um método de responder às lacunas, desafios e oportunidades das PME’s.
Depois da fase de levantamento das necessidades específicas das PME’s em cada país da parceria no que concerne às práticas de SME, será desenvolvida uma metodologia orientada para o desenvolvimento da responsabilidade social nas PME’s. A metodologia será testada em cada um dos países e disponibilizada nas línguas dos países da parceria (Bulgária, Chipre, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Espanha e Portugal).
Tendo em conta o feedback do teste em cada país, o projeto irá desenvolver um handbook para consultores de PME’s, em formato online, e contendo metodologias que permitam desenvolver o interface entre uma estratégia de negócio sustentável e um sistema de aprendizagem nas PME’s, nomeadamente, a metodologia do Balanced Scorecard como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de uma estratégia de responsabilidade social nas PME’s.
Objetivos específicos
- Identificar as necessidades das PME’s face ao conceito de responsabilidade social, nos países da parceria, e adequar os produtos às características nacionais identificadas;
- Preparar um pacote metodológico para desenvolver a aprendizagem da responsabilidade social nas PME’s, na versão inglesa e nas outras línguas dos países da parceria (Bulgária, Chipre, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Espanha e Portugal);
- Testar a metodologia e adaptar o conceito de responsabilidade social às PME’s dos países da parceria (Bulgária, Chipre, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Espanha e Portugal);
- Produzir um pacote metodológico sobre responsabilidade social dirigido a consultores de PME’s que trabalhem no desenvolvimento da aprendizagem das PME’s;
- Disseminar e valorizar o produto do projeto em cada um dos países da parceria.
Parceria
Promotor:
Universidade Tecnológica de Kaunas, Faculdade de Economia e Gestão (Lituânia)
Website: https://www.ktu.lt
Contacto: Aušra Rutelione
Parceiros:
Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (Portugal)
Website: www.cecoa.pt
Contacto: Vanda Vieira
ISOB GmbH (Alemanha)
Website: www.isob-regensburg.net
Contacto: Alexander Krauß
Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas – NASMB (Bulgária)
Website: www.nasmb-bg.org
Contacto: Alexi Alexov
Universidade Europeia do Chipre (Chipre)
Website: www.euc.ac.cy
Contacto: Athanasios Hadjimanolis
Escuela de Negocios y Administracion de Empresas SA(Institucion Pau Casals) (Espanha)
Website: www.paucasals.com
Contacto: Fernando León
Universidade de Economia de Cracóvia (Polónia)
Website: www.ae.wroc.pl
Contacto: Grazyna Swiatowy
FiaTest (Roménia)
Website: www.fiatest.ro
Contacto: Carmen Balaban
Universidade Técnica de Riga, Faculdade de Engenharia e Economia (Letónia)
Website: www.ief.rtu.lv
Contactos: Elina Gaile-Sarkane
EKT Group (Lituânia)
Website: www.ekt.lt
Contacto: Raimondas Paškevicius
Câmara de Comércio, Industria e Artesanato de Kaunas (Lituânia)
Website: www.chamber.lt
Contacto: Daiva Vyšniauskiene
Produtos/Resultados
- Análise dos requisitos: Relatório do estado da arte, identificação das necessidades das PME’s e das situações de aprendizagem do conceito da responsabilidade social em Portugal;
- Pacote metodológico para consultores sobre responsabilidade social nas PME’s;
- Website do Projeto;
- Brochura do Projeto.
Duração do projeto
outubro de 2008 – setembro de 2010
Enquadramento
Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida
Subprograma Leonardo da Vinci
Projetos Multilaterais - Transferência de Inovação
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.