INTRADE - International Trade Mobility for You
Objetivos
Este projeto surge no contexto do plano de desenvolvimento do CECOA e da sua estratégia de internacionalização que conta com mais de 20 anos de investimento/atividade em projetos nacionais e internacionais de I&D e Inovação, Cooperação e Parceria, bem como fruto das necessidades específicas dos participantes diretos neste projeto.
Serão 35 participantes diretos abrangidos, formandos do Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Comércio Internacional do CECOA, a quem será proporcionada a realização, em contexto de mobilidade internacional, de 4 semanas de formação em contexto de trabalho em empresas de uma área geográfica, linguística e cultural, distintiva da nacional e para trabalhar em mercados internacionais potencialmente diferentes dos nacionais, contribuindo, desta forma, para a formação e o desenvolvimento das suas competências profissionais, pessoais, interculturais e linguísticas.
Este curso proporciona um perfil de saída de "Técnico/a Especialista em Comércio Internacional" (nível 5 QNQ/QEQ). O perfil profissional tem uma componente forte de relações multiculturais aspeto fundamental para o correto desempenho das atividades, que se exercem tipicamente num contexto internacional, e em relação com clientes, fornecedores e prestadores de serviços de diversos países e contextos culturais.
Objetivos específicos
- Contribuir para a melhoria das competências profissionais, nos domínios técnicos do comércio internacional bem como nos domínios relacionais e de desenvolvimento pessoal, potenciada pela exposição a contextos de aprendizagem geográfica, linguística e culturalmente distinta e a práticas e realidades empresariais diferenciadas;
- Contribuir para o aperfeiçoamento das competências de relacionamento intercultural e linguísticas;
- Contribuir para a melhoria na integração das diferenças culturais nos processos de trabalho e de tomada de decisão;
- Permitir o incremento de uma postura de abertura ao exterior e de tolerância e aceitação de referências empresariais e culturais diferentes das suas;
- Fomentar a integração profissional e a empregabilidade.
Critérios de seleção dos participantes
Informação prévia aos participantes: em contexto do processo formativo, desde logo, para os participantes candidatos às mobilidades, no início da sua formação no CECOA.
Nesta fase inicial, os formandos são informados sobre os objetivos e o projeto pedagógico que o CECOA defende para este projeto de mobilidade e sobre como estes objetivos se interligam com o projeto pedagógico do próprio Curso.
Critérios de seleção gerais para a mobilidade: aproveitamento geral no curso; assiduidade; motivação e empenho demonstrados.
Critérios de seleção específicos para a mobilidade: aproveitamento em áreas técnicas específicas; aproveitamento em línguas estrangeiras - Inglês e Espanhol; domínio das outras línguas previstas no projeto; motivação para aprendizagem de outra língua estrangeira; aproveitamento em TIC.
Os critérios de seleção gerais serão utilizados como critérios de seriação. Os critérios de seleção específicos servirão para adequar o perfil individual de cada um dos formandos às diversas tipologias de estágios possíveis e às entidades/países de acolhimento.
Os resultados da seleção serão comunicados aos formandos e, sempre que necessário, estes serão envolvidos no processo de decisão.
Concomitantemente com o processo de seleção será solicitado a cada potencial participante que dê o seu acordo escrito relativamente à firme intenção de participar no projeto, promovendo a responsabilização pelos resultados e a prática de competências de tomada de decisão.
Parceria
Promotor:
CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (Portugal)
Website: www.cecoa.pt
Contacto: Vanda Vieira
Parceiros:
CFA AGEFA PME Apprentissage (França)
Website: www.agefa.org
Contacto: Marcelo Braga
AVENTUS (Holanda)
Website: www.aventus.nl
Contacto: Jan Muijs
CPV Fondazione Centro Produttività Veneto (Itália)
Website: www.cpv.org
Contacto: Enrico Bressan
Generalitat de Catalunya (Governo Regional da Catalunha) (Espanha)
Website: www.gencat.cat
Contacto: Angels Font
Liceu Nicolas Brémontier (França)
Website: www.lyceebremontier.fr
Contacto: Gérard Doreille
Liceu Georges Duby (França)
Website: http://www.lyc-luynes.ac-aix-marseille.fr/spip/
Contacto: Jjaouad Filali
Câmara de Comércio e Indústria da Eslovénia - Instituto para a Educação Empresarial (Eslovénia)
Website: www.cpu.si
Contacto: Julijana Rifl
Ecole Nationale de Commerce (ENC) (França)
Website: www.enc-bessieres.org
Contacto: Bernard Dominique Grondi
Resultados/Impactos Esperados
- Melhoria do desempenho profissional e das competências dos participantes (técnicas, relacionais, linguísticas, de interculturalidade, de desenvolvimento pessoal) e do pessoal das entidades envolvidas (gestão da mobilidade, de interculturalidade, integração de novos métodos de trabalho, networking, trabalho em rede, cooperação internacional)
- Maior potencial de integração profissional e empregabilidade dos participantes
- Maior prestígio da Qualificação de Técnico/a Especialista em Comércio Internacional junto de formandos, empresas e SEFP pelo seu reconhecimento internacional no seio da Rede NETINVET e dos países que a integram
- Maior capacidade de atuação do CECOA e das entidades de acolhimento, a nível internacional, potenciando e alargando a rede de contatos internacionais e capitalizando a pertença à Rede e Associação NETINVET (www.netinvet.eu)
- Cimentar, no mercado, uma posição de destaque em termos de oferta formativa de especialização tecnológica e de formação especializada em comércio internacional, capaz de oferecer elementos diferenciadores como um período de formação em contexto internacional
- Maior eficiência e eficácia na gestão de parcerias europeias de mobilidade pelo acesso a ferramentas de mobilidade da Rede NETINVET melhoradas
- Exemplo de boas práticas na aplicação dos princípios ECVET e de obtenção pelos participantes de uma mobilidade “reconhecida” com base numa lógica de resultados de aprendizagem
- Maior abertura por parte do SEFP nacional para os benefícios decorrentes da obrigatoriedade/recomendação de um período de formação no estrangeiro para esta Qualificação
- Maior confiança mútua nos SEFP e Sistemas de Garantia da Qualidade da Formação dos países envolvidos
Duração do projeto
junho de 2016 – maio de 2018
Enquadramento
Programa Erasmus +
Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem
Mobilidade de formandos e pessoal de formação profissional
Cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia
Mais Info