Design Thinking para a Inovação

Não existem ações calendarizadas neste momento.

Design Thinking para a Inovação

Descrição
O Design Thinking é uma abordagem de resolução de problemas, centrada nas pessoas, colaborativa e interactiva, que gera múltiplas possibilidades e ideias e produz várias soluções. O Design Thinking é um modelo mental aberto e muito prático, que quando aplicado nas Organizações, conduz a uma cultura de inovação e foco na solução. Neste curso, através da sua aplicação prática, ficaremos a saber de que forma esta metodologia pode conduzir à inovação.

 

Local

CECOA - Lisboa

Contactos

inova@cecoa.pt

21 311 24 00

Duração: 14
Objetivos
- Identificar o conceito de Design Thinking e reconhecer a sua aplicabilidade ao mundo empresarial
- Descrever as fases e principais ferramentas do Design Thinking
- Fomentar uma cultura de inovação na Organização, ao abrir espaço para a partilha, para a geração de ideias e para a co-criação de soluções inovadoras e human-centered
- Analisar um desafio de diferentes ângulos, com foco nas necessidades dos utilizadores, gerar ideias para resolver o desafio, prototipar, testar e receber feedback
Programa
Design Thinking, uma abordagem para a Inovação
- Introdução ao Design Thinking
- Service Design, Customer Experience e Employee Experience
- Apresentação de casos de sucesso na aplicação da metodologia
- A aplicação do Design Thinking como metodologia para a Inovação

As fases do processo de Design Thinking
- Inspiração - entender o desafio, preparar a pesquisa, recolher inspirações, interpretar a informação
- Ideação - gerar ideias, selecionar as ideias criativas
- Experimentação - fazer e testar o protótipo, receber feedback
- Implementação - passar das ideias à ação

Aplicação da metodologia a uma situação real
- Entender um desafio real - Exercício Prático
- Diagnóstico do Problema

Um salto para a inovação - o pensamento criativo sistemático
- Idear e Priorizar - Exercício Prático
- Pensar as soluções
- As metodologias que promovem a criatividade
- Priorizar as ideias a implementar
- Prototipar - Exercício Prático
- Criar o protótipo que permita tangibilizar a solução pensada
- O Storyboard - comunicar a ideia

Apresentação de projetos e recolha de feedback
- Apresentar as soluções - protótipo e storyboard
- Receber feedback dos grupos
Certificação:
No final do curso os participantes receberão um Certificado de Participação.
Público: Gestores de projetos e outros profissionais que pretendam desenvolver as suas capacidades criativas.
Preço: 125.00 €
Regalias: Desconto para empresas: redução de 25% a partir da 2ª inscrição.