Duration: 
				25					
					
				Objectives
				
					Definir o conceito de reclamação
Identificar as tipologias de reclamações
Caracterizar as diferentes fases de uma reclamação
Elaborar metodologias para gerir e tratar reclamações para situações concretas
Identificar o tipo de erros a evitar no tratamento de reclamações
Identificar as diferentes tipologias de clientes e os modos de actuar
Sistematizar informação relativa às reclamações, propondo planos de melhoria
Aplicar a legislação relativa à área de reclamações				
			 
		
					
				Program
				
					Reclamação
 Definição
 Tipos de reclamação
 Razões de reclamação dos clientes e perceção de sinais de descontentamento
 Modos de comunicação das reclamações
 Etapas de uma reclamação
Sistema de gestão e tratamento das reclamações
 Metodologia base
 Tratamento da Reclamação
 - Gestão atempada
 - Tipo de erros a evitar
Tratamento da informação e plano de melhoria
Livro de reclamações
 Legislação aplicável
Fidelização dos clientes
 Práticas potenciadoras da satisfação do cliente.
 Comunicação verbal e não-verbal
 Assertividade e empatia
 Tipos de clientes e adaptação aos seus comportamentos
 Técnicas para controlar e reduzir conflitos
 Opinião do cliente
 Argumentação e afirmação
 Gestão do stress em situações de crise
				
			 
		
					
				Certificação: 
				
					No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação.
Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível 4, pelo que a certificação nesta UFCD contribui para uma qualificação profissional daquele nível.
				
			 
		
					
				Target audience: 
				Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.			
		
					
				Price:
				Gratuito			
		
					
				Benefits:
				As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.