Início / Formação Jovens / Cursos / Ideias e oportunidades de negócio



7853 - Ideias e oportunidades de negócio


Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me
Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me
Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me

Duração

50 h


Objetivos

Identificar os desafios e problemas como oportunidades. Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado. Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades. Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio. Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso. Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução. Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.


Público

Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.


Programa

Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio Noção de negócio sustentável Identificação e satisfação das necessidades - Formas de identificaçao de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores - Formas de satisfação de necssidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presentes as normas de qualidade, ambiente e inovação Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio Conceito básico de negócio - Como resposta ás necessidades da sociedade Das oportunidades às ideias de negócio - Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias - Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target) - Descrição de uma ideia de negócio Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado Formas de recolha de informação - Direta - junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores - Indireta - através de associaçãoes ou serviços especializados - públicos ou privado, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disonível ou-line ou noutros - suportes Tipo de informação a recolher - O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência - Os produtos ou serviço - O local, as instalações e os equipamentos - A logística - trabsporte, aramzenamento e getsão de stocks - Os meios de promoção e os clientes - O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos Análise de experiências de criação de negócios Contato com diferentes experiências de empreendedorismo - Por sector de atividade/mercado - Por negócio Modelos de negócio - Benchmarking - Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes - Parceria de outsourcing - Franchising - Estruturação de raiz - Outras modalidades Definição do negócio e do target Definição sumária do negócio Descrição sumária das atividades Target a atingir Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios Meios e recursos de apoio á criação de negócios Serviços a apoios públicos - programas e medidas Banca, apoios privados e capitais próprios Parcerias Desenvolvimento e validação da ideia de negócio Análise do negócio a criar e sua validação prévia Análise crítica do mercado - Estudos de mercado - Segmentação de mercado Análise crítica do negócio e/ou produto - Vantagens e desvantagens - Mercado e concorrência - Potencial de desenvolvimento - Instalação de arranque Economia de mercado e economia social - empreendedorismo comercial e empreendedorismo social Tipos de negócio - Natureza e constituição jurídica do negócio Atividade liberal Empresário em nome individual Sociedade por quotas Contato com entidades e recolha de informação no terreno - Contatos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades finaciadoras, assessorias técnicas, parceiros,...) - Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, materials de promoção de empresas ou de negócios, etc...)


Certificação

No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível 2 e 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.


Preço

Gratuito


Regalias

As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.






Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional