Duração: 
				50					
					
				Objetivos
				
					Definir o conceito de marketing e identificar a influência das variáveis do mercado
Definir o conceito e os obetivos do marketing mix e identificar e analisar os fatores que intervêm no marketing mix
Descrever as diferentes fases que constituem o ciclo de um plano de marketing
Descrever as diferentes fases que constituem o ciclo de vida de um produto				
			 
		
					
				Programa
				
					Marketing
   - Definição e terminologia específica
   - Campo de ação
   - Objetivos
   - Mercados
      - catgorização, evolução e variáveis
      - segmentação
      - definiçao de mercados-alvo
      - Objetivos e técnicas dos estudos de mercado
Marketing mix
   - Definição  
   - Fatores intervenientes
      - Produto
      - Preço
      - Comunicação
      - Distribuição
Plano de marketing
   - Análise da situação - dentro e fora da empresa
      - Negócio
      - Empresas
      - Concorrência
   - Análise swot
      - Definição de objetivos para o plano de marketing
      - Definição do plano estratégico
      - Operacionalização
      - Aferição de resultados
Produto
   - Ciclo de vida de um produto
   - Política de produto da empresa
   - Produto e necessidades reais e artificiais do consumidor
   - Produto e comunicação				
			 
		
					
				Certificação: 
				
					No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. 
Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível de qualificação - 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.				
			 
		
					
				Público: 
				Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respectivas áreas de formação. 			
		
					
				Preço:
				Gratuito			
		
					
				Regalias:
				As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.