Início / Formação Jovens / Cursos / Plano de negócio - criação de pequenos e médios negócios



7855 - Plano de negócio - criação de pequenos e médios negócios


Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me
14-05-2024 50 horas / Pós-Laboral  Inscrever-me
 Interessa-me
Não existem ações calendarizadas neste momento.  Interessa-me

Duração

50 h


Objetivos

Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho. Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio. Elaborar um plano de ação para a apresentação de projeto de negócio a desenvolver. Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira. Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa. Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa. Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros. Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida. Elaborar um plano de negócio.


Público

Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.


Programa

Planeamento e organização do trabalho Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo Atitude, trabalho e orientaçao para os resultados Conceito de plano de ação e de negócio Principais fatores de êxito e de risco nos negócios Análise de experiências de negócio - Negócio de sucesso - Insucesso nos negócios Análise SWOT do negócio - Pontos fortes e fracos - Oportunidades e ameaças ou riscos Segmentação do mercado - Abordagem e estudo de mercado - Mercado concorrencial - Estratégias de penetração no mercado - Perspetivas futuras de mercado Plano de ação Elaboração do plano individual de ação - Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio - Processo de angariação de clientes e negociação contratual Estratégia empresarial Análise, formulação e posicionamento estratégico Formulação estratégica Planeamento, implementação e controlo de estratégias Políticas de gestão de parceirias / Alianças e joint ventures Estratégias de internacionalização Qualidade e inovação na empresa Estratégia comercial e planeamento de marketing Planeamento estratégico de marketing Planeamento operacional de marketing (marketing mix) Meios tradicionais e meios de base tecnológica (e-marketing) Marketing internacional / Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumiddor) Contatos com os clientes / Hábitos de consumo Elaboração do plano de marketing - Projeto de promoção e publicidade - Execução de materiais de promoção e divulgação Estratégia de I&D Incubação de empresas - Estrutura de incubação - Tipologias de serviço Negócios de base tecnológica / Start Up Patentes internacionais - Transferência de tecnologia Financiamento Tipos de abordagem ao financiador Tipos de financiamento (capital próprio, capital de risco, crédito, incentivos nacionais e internacionais) Produtos financeirtos mais específicos (leasing, renting, factoring,...) Plano de negócio Principais características de um plano de negócio - Objetivos - Mercado, interno e externo, e política comercial - Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa - Etapas e atividades - Recursos Humanos - Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios) Desenvolvimento do conceito de negócio Proposta de valor Processo de tomada de decisão Reformulação do produto/serviço Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo) - Desenvolvimento estratégico de comercialização Estratégia de controlo de negócio Planeamento financeiro - Elaboração do plano de aquisisições e orçamento - Definição da necessidade de empréstimo financeiro - Estimativa dos juros e amortizações - Avaliação do potencial de rendimento do negócio Acompanhamento da consecução do plano de negócio


Certificação

No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível 2 e 4, pelo que a certificação nesta UFCD contribui para uma qualificação profissional daqueles níveis.


Regalias

As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.






Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional