9821 - Produtos financeiros básicos
Local
Formação Online
Contactos
Conceição Laranjeira: coimbra@cecoa.pt 239 851 360 - CECOA Coimbra
Duração
50 h - ONLINE ZOOM - PÓS LABORAL
Datas
03-10-2023 a 12-12-2023
Objetivos
Distinguir entre depósitos à ordem e depósitos a prazo. Caraterizar a diferença entre cartões de débito e de crédito. Caraterizar os principais tipos de empréstimos comercializados pelas instituições de crédito para clientes particulares. Caracterizar os principais tipos de seguros. Identificar os direitos e deveres do consumidor financeiro. Caracterizar diversos tipos de fraude.
Público
Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.
Programa
Depósitos à ordem vs. depósito a prazo Remuneração e liquidez Características dos depósitos a prazo: remuneração (conceitos de TANB, TANL, TANB média), reforços e mobilização O fundo de garantia de depósito Cartões bancários: cartões de débito, cartões de crédito, cartões de débito diferido, cartões mistos Tipos de crédito bancário: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (clássico vs leasing), cartões de crédito, descobertos bancários Principais características: regime de prestações, regime de taxa, crédito revolving Conceitos: montante do crédito, prestação, taxa de juro (TAN), TAE e TAEG Custos do crédito: juros, comissões, despesas, seguros e impostos Tipos de seguros: automóvel (responsabilidade civil vs. danos próprios), acidentes de trabalho, incêndio, vida, saúde Principais características: seguros obrigatórios vs seguros facultativos, coberturas, prémio, declaração do risco, participação do sinistro, regularização do sinistro (seguro automóvel), cessação do contrato Conceitos: apólice, prémio, capital seguro, multirriscos, tomador do seguro vs segurado, franquia, período de carência, princípio indemnizatório, resgate, estorno; e no âmbito do seguro automóvel: carta verde, declaração amigável, certificado de tarifação, indemnização direta ao segurado Tipos de produtos de investimento: ações, obrigações, fundos de investimento e fundos de pensões Receção e execução de ordens Registo e depósito de Valores Mobiliários Consultoria para investimento Contratação de serviços financeiros à distância: internet, telefone Direitos e deveres do consumidor financeiro Entidades reguladoras das instituições financeiras Legislação de proteção dos consumidores de produtos e serviços financeiros Direito a reclamar e formas de o fazer Direito à informação pré-contratual, contratual e durante a vigência do contrato (e.g. Preçários, Fichas de Informação Normalizadas, minutas de contratos, cópias do contrato e extratos) Dever de prestação de informação verdadeira e completa A aquisição de produtos financeiros como um contrato entre a instituição financeira e o consumidor Precaução contra a fraude Instituições autorizadas a exercer a atividade Fraudes mais comuns com produtos financeiros (e.g. phishing, notas falsas, utilização indevida de cheques e cartões) e sinais a que deve estar atento Proteção de dados pessoais e códigos Entidades a que deve recorrer em caso de fraude ou de suspeita de fraude
Certificação
No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível de qualificação - 2 e 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.
Preço
Gratuito