Início / Plano de Formação / Cursos / Design - comunicação e multimédia

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA

0135 - Design - comunicação e multimédia


 Inscrever-me
 Interessa-me


Local

Porto


Contactos

Susana Ramos susana.ramos@cecoa.pt 223392680 CECOA Porto


Duração

25 h - Pós-Laboral


Datas

07-04-2022 a 05-05-2022


Objetivos

Definir elementos gráficos para multimédia. Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.


Programa

Elementos gráficos para multimédia Multimédia Definição de design Definição de design gráfico Definição de web designer Definição de multimédia Conceito de memória descritiva Conceito e importância de público-alvo Conceito de logótipo Bitmap versus vectorial Processo de comunicação O Processo cíclico da comunicação Conceito de comunicação Modelos comunicacionais Componentes da comunicação Processo de comunicação Fonte-emissor Receptor Mensagem Formulação, codificação e transmissão de mensagem Canal de comunicação Mensagem Repertórios culturais Fontes de ruído no canal de comunicação Interferências mediáticas Recepção, interpretação e descodificação da mensagem Comunicação mediatizada Fonte de informação Destinador – função emotiva Contexto – função referencial Mensagem – função poética Contacto – função fáctica Código – função metalinguística Suporte de comunicação Apreensão da informação Imagem da comunicação Saberes culturais Heranças estéticas Opções pessoais Contorno materializado Sugestão de volume Justaposição de elementos Perspectiva Imagem animada Imagem total (no computador) Nível da realidade Imagem natural Fotografia a cores Fotografia a preto e branco Representação figurativa não realista Pictogramas Representação não figurativa Metodologia processual Fases de um projecto Importância de briefing Influências e condicionantes de um projecto Fontes de investigação Primárias Secundárias Metodologia projectual Métodos Método da divisão Método com condicionante Método de Bruno Munari Paginação Regras de paginação Regras de uso da tipografia Legibilidade dos tipos Fontes serifadas e não serifadas Número máximo de fontes Alinhamentos Texto em maiúsculas e minúsculas Tamanho de fontes adequado Fontes leves e pesadas Espacejamentos Entrelinhamento Comprimento de linhas Paragrafo “Viúvas” e “Órfãos” Realce de elementos no texto Integridade da fonte Contraste entre cor e tipo Relação com os mecanismos de sobrevivência e defesa Natureza plástica da cor Fisiologia da cor Cor versus atenção, iluminação e tempo de visualização Síntese aditiva e síntese subtractiva RGB versus CMYK Multimédia versus Impressão Circulo cromático Cores primárias Cores secundárias Cores terciárias Cores complementares A cor e o meio Harmonia entre cores Cores análogas Cores análogas+opostas Unificadas por velatura Estrutura justaposta Legibilidade Relação entre cores Velocidade perceptiva A cor e o homem Significado das cores Conjugações claro/escuro Contraste sucessivo Contraste de assimilação Cores que cintilam Espaços em branco Cor e espaço Cor e formas Cor e legibilidade Harmonia Cromática Conceitos ópticos Natureza plástica da cor Olho humano Fisiologia da luz Direcção da luz Pigmento Efeito avanço das cores quentes Efeito afastamento das cores frias Feito centrípeto das cores frias Efeito centrífugo das cores quentes Contraste Contraste sucessivo Natureza plástica da cor Relação entre cores Dimensões da cor Luminosidade ou valor Qualidade da tonalidade ou matiz Pureza ou saturação Resposta emocional da cor Acção recíproca das cores Relações de quantidade Relações de valor Relações de complementaridade Relações de simultaneidade Percepção do espaço Efeitos de aproximação Peso visual da cor Estrutura do ritmo visual Formas Simplicidade estrutural Pregnância da forma Princípios de organização preceptiva Simplicidade de estímulo visual Ausência de ambiguidade Legibilidade no campo visual Conteúdo descritivo e narrativo Correspondência entre o conteúdo e forma Linha Linhas horizontais Verticais Oblíquas Com ângulos Curvas Tracejado Significado da Linha Formas Quadrado Triângulo Rectângulo Círculo Losango Elipse Significado das formas Plano Tensão Equilíbrio e Desequilíbrio Linhas de força Peso Figura/fundo Escala Perspectiva Discurso vídeo Guião de vídeo e áudio Storyboard Tipos de planos Plano conjunto ou geral Plano médio Grande plano (PD/MGP/GPA/GP/PP/PM/PGM/PMG) ângulos de captação de imagens Ângulo normal Plongge/Picado Contra-Plongge/Contra-Picado Movimentos de Câmara Panorâmica Travelling Zoom Erros de enquadramento Proporções Foco Design organizacional Design de navegação Estrutura de Informação Navegabilidade Organização Interface Equipa Metodologias Métodos Sistemas de navegação Estruturas de sites Escolha de software para execução Restrições técnicas e humanas Tamanho dos ficheiros Formato dos ficheiros Fundos Orientação formal Harmonia Legibilidade versus capacidade de leitura Texto+Imagem Design do interface Mancha gráfica e campo visual Hierarquia e proporção Coerência entre conteúdos Ergonomia Leitura no ecrã Como gerir animações Como adequar ficheiros de vídeo para on-line Como adequar ficheiros de som para on-line Como preparar imagens para on-line Formatos de ficheiro para www JPEG GIF BMP EPS TIFF Indexed Color Lab Color Noções de layout Originalidade Construção da mancha O ritmo Formato da página Proporções das margens Tipos gráficos para textos e títulos Menu de navegação Área de informação Logótipo Atenção Elementos de contraste Espaços vazios Monotonia Ponto focal Contraste Compreensão Sequência de elementos Coerência Unidade Funcionalidade Estrutura de navegação Animações Elementos de distracção Necessidade do feedback experimental, a avaliação


Preço

Gratuito


Documentos para descarregar

Condições de Inscrição Participação FMC-FEV2021.pdf
Cronograma.pdf


 Inscrever-me
 Interessa-me




Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360