Início / Plano de Formação / Cursos / Química mineral aplicada à cosmética capilar

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA

10102 - Química mineral aplicada à cosmética capilar


 Inscrever-me
 Interessa-me


Local

Formação Online


Contactos

Conceição Laranjeira: coimbra@cecoa.pt 239 851 360 - CECOA Coimbra


Duração

25 h - ZOOM PÓS LABORAL


Datas

26-06-2024 a 17-07-2024


Objetivos

Enunciar as noções básicas de química mineral de suporte à cosmética de cabeleireiro. Identificar a composição e as diferentes categorias de champôs. Determinar o champô apropriado ao cabelo e couro cabeludo, identificando os riscos inerentes à sua utilização.


Público

Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.


Programa

Química mineral Matéria e substância Misturas e corpos puros, análise e síntese Átomo e moléculas Estrutura do átomo e simbologia química Reações químicas Iões e suas propriedades Valência, ligações químicas e equações químicas Água, ácidos, pH, óxido e conceito de oxidação/redução Composição e categorias de champôs Composição Composição química dos champôs Detergente e suavizante Aditivo (suplementar) e de tratamento Categorias de champôs Simples (básico) e específico De tratamento Técnico Seleção e riscos associados ao champô Riscos na utilização de produtos químicos Seleção do produto Opção segundo o estado do cabelo - seco, normal, gorduroso Em função das características do couro cabeludo - caspa (descamação), seborreia (glândulas sebáceas), lesões cutâneas Segundo o efeito sobre o cabelo e couro cabeludo Segundo os riscos que os produtos químicos apresentam Em relação à pele - dermatite (irritação) Medidas de prevenção Reconhecimento do estado do couro cabeludo e do cabelo Utilização de luvas ou cremes que contenham silicones


Certificação

No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível de qualificação - 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.


Preço

Gratuito


Documentos para descarregar

Condições de Inscrição Participação FMC-janeiro2024.pdf
Cronograma.pdf


 Inscrever-me
 Interessa-me




Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional