Duração:
50
Objetivos
Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
Elaborar um plano de ação para a apresentação de projeto de negócio a desenvolver.
Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa.
Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa.
Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros.
Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida.
Elaborar um plano de negócio.
Programa
Planeamento e organização do trabalho
Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
Atitude, trabalho e orientaçao para os resultados
Conceito de plano de ação e de negócio
Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
Análise de experiências de negócio
- Negócio de sucesso
- Insucesso nos negócios
Análise SWOT do negócio
- Pontos fortes e fracos
- Oportunidades e ameaças ou riscos
Segmentação do mercado
- Abordagem e estudo de mercado
- Mercado concorrencial
- Estratégias de penetração no mercado
- Perspetivas futuras de mercado
Plano de ação
Elaboração do plano individual de ação
- Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
- Processo de angariação de clientes e negociação contratual
Estratégia empresarial
Análise, formulação e posicionamento estratégico
Formulação estratégica
Planeamento, implementação e controlo de estratégias
Políticas de gestão de parceirias / Alianças e joint ventures
Estratégias de internacionalização
Qualidade e inovação na empresa
Estratégia comercial e planeamento de marketing
Planeamento estratégico de marketing
Planeamento operacional de marketing (marketing mix)
Meios tradicionais e meios de base tecnológica (e-marketing)
Marketing internacional / Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumiddor)
Contatos com os clientes / Hábitos de consumo
Elaboração do plano de marketing
- Projeto de promoção e publicidade
- Execução de materiais de promoção e divulgação
Estratégia de I&D
Incubação de empresas
- Estrutura de incubação
- Tipologias de serviço
Negócios de base tecnológica / Start Up
Patentes internacionais
- Transferência de tecnologia
Financiamento
Tipos de abordagem ao financiador
Tipos de financiamento (capital próprio, capital de risco, crédito, incentivos nacionais e internacionais)
Produtos financeirtos mais específicos (leasing, renting, factoring,...)
Plano de negócio
Principais características de um plano de negócio
- Objetivos
- Mercado, interno e externo, e política comercial
- Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
- Etapas e atividades
- Recursos Humanos
- Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
Desenvolvimento do conceito de negócio
Proposta de valor
Processo de tomada de decisão
Reformulação do produto/serviço
Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo)
- Desenvolvimento estratégico de comercialização
Estratégia de controlo de negócio
Planeamento financeiro
- Elaboração do plano de aquisisições e orçamento
- Definição da necessidade de empréstimo financeiro
- Estimativa dos juros e amortizações
- Avaliação do potencial de rendimento do negócio
Acompanhamento da consecução do plano de negócio
Certificação:
No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação.
Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível 2 e 4, pelo que a certificação nesta UFCD contribui para uma qualificação profissional daqueles níveis.
Público:
Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.
Preço:
Gratuito
Regalias:
As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.