Peer Review Extended II
Objetivos
O projeto tem como objetivo a transferência e o desenvolvimento dos resultados de dois projetos anteriores, o Projeto “Peer Review in Initial VET” e o Projeto “Peer Review Extended”, bem como a transferência da Metodologia Europeia de “Revisão por Pares” enquanto elemento do Quadro Comum Europeu de Referência para a Garantia da Qualidade da Educação e da Formação Profissional (CQAF - Common Quality Assurance Framework).
Objetivos específicos
- Apoiar a disseminação e a transferência da Metodologia Europeia de “Revisão por Pares” nos países envolvidos na parceria incluindo a adaptação dos procedimentos às necessidades e requisitos dos “novos” países que aderiram ao Projeto (CZ, SI, TR);
- Transferir a Metodologia Europeia de “Revisão por Pares” para a formação contínua;
- Melhorar e aumentar a aplicação da Metodologia Europeia de “Revisão por Pares” através do desenvolvimento da formação presencial e de guias de orientação para os pares;
- Promover o teste da metodologia na formação contínua e em novas tipologias de organizações da formação;
- Investigar o valor acrescentado da Metodologia Europeia de “Revisão por Pares” e apoiar a implementação sustentável da metodologia enquanto elemento do Quadro Comum europeu de referência para a garantia da qualidade da educação e da formação profissional, a nível nacional e europeu.
Parceria
Promotor:
Öibf - Österreichisches Institut für Berufsbildungsforschung - Austrian Institute for Research on Vocational Training (Áustria)
Website: www.oeibf.at
Contacto: Maria Gutknecht-Gmeiner
Parceiros:
CECOA, Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (Portugal)
Website: www.cecoa.pt
Contacto: Cristina Dimas
Ibc Hetzendorf – International Business College Hetzendorf (Áustria)
Website: www.ibc.ac.at
Contacto: Dieter Wlcek
Berufsschule für Verwaltungsberufe - Vocational School for Business Administration (Áustria)
Website: www.bs-wien.at
Contacto: Michaela Hoke
Höhere Lehranstalt für Mode and Bekleidungstechnik sowie künstlerische Gestaltung - Collegue of Fashion and Dressmaking, Collegue of Arts and Crafts (Áustria)
Website: www.herbstrasse.at
Contacto: Alexandra Valny
Národní ústav odborného vzdeláváni - National Institute of Technical and Vocational Education (NUOV) (República Checa)
Website: www.nuov.cz
Contacto: Stanislav Michek
OTS, Odense Tekniske Skole - Odense Technical College (Dinamarca)
Website: www.ots.dk
Contacto: Ole Bech Kristensen
Dalum UddannelsesCenter – College of Food and Technology (Dinamarca)
Website: www.dalumuc.dk
Contacto: Anette Chur
Erhvervsskolen Hamlet – College of Technology and Business (Dinamarca)
Website: www.esh.dk
Contacto: Anette Halvgaard
Opetushallitus – Finnish National Board of Education (FNBE) (Finlândia)
Website: www.oph.fi
Contacto: Leena Koski
Andragoški Center Slovenije – Slovenian Institute for Adult Education (Eslovénia)
Website: www.acs.si
Contacto: Sonja Klemencic
Direcció General de Formació Professional i Educació Permanent, Departament d’Educació i Universitats (Generalitat de Catalunya) – diretorate General in VET and Lifelong Learning (Espanha)
Website: www.xtec.cat
Contacto: Pere Canyadell
Çanakkale Onsekiz Mart Universitesi & Milli E?itim Bakanl??? –Çanakkale Onsekiz Mar University (COMU) & Ministry of Education (Turquia)
Contact: Ahmet Aypay
Aberdeen College (Reino Unido)
Website: www.abcol.ac.uk
Contacto: Rick Hollstein
Produtos/Resultados
- Manual Europeu “Peer Review” na educação e na formação profissional que tenha em consideração as necessidades e os requisitos:
-
- Dos sistemas de formação inicial e contínua;
- Dos “novos” países participantes no projeto;
- Manual Europeu “Peer Review aplicado à Orientação e Encaminhamento de Adultos” adaptado a partir do Manual Europeu “Peer Review” aplicado à formação inicial;
- Material promocional e educacional dirigido a um elevado espetro dos stakeholders dos sistemas de educação e formação profissional, para apoiar a disseminação e a transferência da Metodologia Europeia de “Revisão por Pares” ;
- Programa europeu de formação para “Peers”;
- Base de dados de “Peers”;
- Relatório com apresentação das experiências e recomendações “Peer Review” 2004-2009;
- Meta-avaliação das visitas “Peer Review”;
- Folheto do projeto;
- Newsletters do projeto;
- Site do projeto.
Duração do projeto
novembro de 2007 – novembro de 2009
Enquadramento
Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida
Subprograma Leonardo da Vinci
Projetos Multilaterais - Transferência de Inovação
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.