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6559 - Comunicação na prestação de cuidados de saúde


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Duração

50 h


Objetivos

Caracterizar as diferentes técnicas de comunicação de acordo com o tipo de interlocutor. Identificar o tipo de informação que pode prestar no seu âmbito de intervenção. Explicar que as tarefas que se integram no seu âmbito de intervenção terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde. Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho. Aplicar técnicas de comunicação no atendimento telefónico em serviços de saúde. Aplicar técnicas de comunicação na interação com o utente no atendimento presencial em serviços de saúde. Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas. Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes contextos institucionais no âmbito dos cuidados de saúde. Explicar a importância da cultura institucional no agir profissional. Explicar a importância de comunicar de forma clara, precisa e assertiva. Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes, familiares e/ou cuidadores. Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite. Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde e sob a sua supervisão. Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros. Explicar a importância de respeitar os princípios de ética no desempenho das suas funções.


Público

Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.


Programa

O processo de comunicação Conceito e tipos de comunicação Elementos básicos da comunicação Fatores que interferem na comunicação: barreiras Regras para uma comunicação eficaz - Particularidades e vantagens do perfil assertivo - Empatia - Escuta ativa/escuta dinâmica As técnicas de comunicação Técnicas de comunicação perante comportamentos agressivos Técnicas de comunicação para lidar com a ansiedade dos outros Técnicas para manter uma comunicação eficaz com interlocutores em conflito Técnicas de comunicação em situações de agonia e sofrimento A comunicação no atendimento telefónico em serviços de saúde Características Os elementos chave no atendimento telefónico (o encaminhamento da chamada e a prestação do serviço informativo) O atendimento telefónico como imagem do organismo e da qualidade de serviço Técnicas para manter uma comunicação telefónica eficaz Momentos críticos no atendimento telefónico A resolução de casos típicos de atendimento telefónico A comunicação no atendimento presencial em serviços de saúde Características Os elementos chave no atendimento presencial (receção e encaminhamento) O atendimento presencial como imagem do organismo e da qualidade de serviço Técnicas para manter uma comunicação eficaz com utente Momentos críticos no contacto com o utente A resolução de casos típicos de atendimento presencial Tarefas que em relação a esta temática se encontram no seu âmbito de intervenção Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão direta Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a Tipo de informação que pode prestar na interação com o utente, cuidador e família


Certificação

No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível de qualificação - 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.


Preço

Gratuito


Regalias

As formações modulares certificadas estão isentas de taxa de inscrição.






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