Início / Plano de Formação / Cursos / Segurança alimentar e código do manipulador

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA

9009 - Segurança alimentar e código do manipulador


 Inscrever-me
 Interessa-me


Local

Formação Online


Contactos

Conceição Laranjeira coimbra@cecoa.pt 239 851 360 - CECOA Coimbra


Duração

25 h - ONLINE ZOOM


Datas

27-10-2021 a 11-11-2021


Objetivos

Identificar as obrigações legais relativas à higiene, saúde e segurança no trabalho e segurança alimentar. Identificar os principais conceitos associados à segurança alimentar e referir as boas práticas. Aplicar os procedimentos de segurança alimentar aquando da receção, armazenamento, preparação, confeção e conservação dos alimentos. Identificar as etapas do Sistema HACCP, as suas vantagens e as dificuldades de implementação. Descrever os cuidados, responsabilidades e importância do papel do manipulador na garantia das boas práticas da segurança alimentar. Enumerar as boas práticas ao longo do processo de venda e distribuição de alimentos. Identificar os principais riscos associados às áreas de manipulação de alimentos. Identificar as normas de SST aplicadas à manipulação de carnes.


Público

Profissionais ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/atualizar os conhecimentos nas respetivas áreas de formação.


Programa

Enquadramento legal e normativo - Legislação nacional e comunitária (horizontal e setorial) - Sistema HACCP - Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar Conceitos fundamentais de higiene e segurança alimentar - Conceitos fundamentais de microbiologia e toxicologia alimentar - Principais doenças de origem alimentar e a responsabilidade dos manipuladores na sua prevenção. - Microrganismos que possam provocar alterações das matérias-primas, produtos e o seu controlo. - Boas práticas de higiene na manipulação dos alimentos - Conceção de instalações alimentares Pré-requisitos de um sistema de Gestão da Segurança Alimentar. vantagens e motivações Análise de perigos e pontos críticos de controlo - A origem e o que significa HACCP - Princípios do sistema HACCP - Metodologia de elaboração de planos HACCP Principais causas de contaminação dos produtos alimentares - Como evitar contaminações desde a fase de fabrico até à comercialização do produto - Como reduzir as três principais origens de contaminação - Boas práticas de higiene na manipulação de alimentos Receção, armazenamento, preparação, confeção e conservação dos alimentos higiene, limpeza e desinfeção - Manipulador - Instalações - Equipamentos e utensílios Acondicionamento/embalagem de produtos frescos - Embalagem do dia - Pré-embalados - Rotulagem - Lote e prazo de validade - Rastreabilidade Autocontrolo - O que é - Para que serve - Procedimentos/ boas práticas Armazenamento Exposição, reposição e venda - Operacionalização - Outras considerações Responsabilidade do manipulador - HACCP - Guia de boas práticas de higiene - Plano de pré-requisitos - Controlo de pragas - Rastreabilidade - Registo de temperaturas - Fichas de controlo Segurança e saúde no trabalho – legislação aplicável à manipulação de carnes


Certificação

No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível de qualificação - 2 e 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.


Preço

Gratuito


Documentos para descarregar

Condicoes de Inscricao Participacao FMC-FEV2021.pdf
cronograma.pdf


 Inscrever-me
 Interessa-me




Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360